News
Loading...

Siga-nos!

Sucesso no 1º encontro pela Visibilidade Trans em Osasco

Fotos: Diversidade Barueri

Na última sexta feira(01), a ATTO – Associação das Transexuais e Travestis de Osasco realizou com o apoio da Secretaria da Cultura e da Secretaria da Saúde através do Programa DST/Aids o Encontro Regional Pela Visibilidade Trans na Escola de Artes César Antonio Salvi.

Pioneiro na cidade, o evento que teve início com uma performance da transexual e militante osasquesnce Lorelay, contou com a presença de jovens representantes da sigla LGBT, incluindo simpatizantes héteros. Já as Trans de fato eram minoria, e essa peculiaridade foi abordada na fala de Denilson Costa -  membro da Coordenadoria de Assuntos da Diversidade da Prefeitura de Barueri, quando destaca a importância da mobilização do segmento para assegurar representatividade nos diversos poderes.

A Dra. Deise Morgado – Advogada e Conciliadora junto a 1º Vara da Família do Fórum de Barueri, resgata a reflexão de que no princípio legal dos direitos humanos não haveria diferença de tratamento aos interesses políticos de categorias minoritárias, já que a Constituição garante que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Com isso reforçou a importância da comunidade fazer valer esse direito, mencionando inclusive a participação da mídia e da TV Globo neste contexto.

O Dr. Flávio Nardy – Psicólogo e Especialista em neuro e social, apresentou um panorama de como é feito hoje o atendimento psicológico a transexuais na rede pública, expondo a deficiência do SUS – Sistema Único de Saúde, para a emissão do laudo que atesta se o indivíduo está autorizado a fazer cirurgia de adequação sexual, inclusive levantando a polêmica sobre a liberdade de identificação sexual.

Durante as três horas do evento a platéia se mostrou participativa com perguntas, comentários e exemplos vividos por si ou amigos, principalmente durante a fala do Professor Jonathan Motta – formado em Filosofia e especializado em Antropologia e Cultura Social, quando menciona as relações nos ambientes sociais, como escola e trabalho, até a participação familiar para a construção da relação com a sociedade.








Share on Google Plus

Sobre Equipe Noticia G

O Noticia G é um blog de notícias LGBT sob o princípio da diversidade. Portanto, divulgamos tudo o que cremos ser relativo a todo SER HUMANO. O blog NOTICIA G não mantém qualquer vínculo empregatício com seus colaboradores/colunistas. Todos o fazem por livre e espontânea vontade. As opiniões expressas pelos colaboradores/colunistas não refletem necessariamente a opinião do blog. Se você detém direitos sobre qualquer assunto/mídia veiculado no blog, favor contatar para retirarmos (noticiag@hotmail.com)
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário