News
Loading...

Siga-nos!

Diversidade Cultural e Diversidade Sexual são temas de capacitação


Como elaborar projetos culturais e como acessar as Leis de Incentivo à Cultura é tema de capacitação dirigido a artistas, produtores e grupos que trabalham com diversidade sexual no país.

A ABGLT – Associação Brasileira de Gays,Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, em parceria com a ANTRA –Associação Nacional de Travestis e Transexuais e com a ABL – Articulação Brasileira de Lésbicas está promovendo através do Grupo SOMOS - Comunicação,Saúde e Sexualidade, com financiamento do Ministério da Cultura, um projeto nacional de CAPACITAÇÃO EM PROJETOS CULTURAIS LGBT que será realizado em todas as regiões do país.

A primeira etapa do projeto será realizada em Porto Alegre, entre os dias 24 a 26 de abril e contará com a presença de Ricardo Lima, Secretário da Identidade e Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura, Gilberto Perin, cineasta e Pierre Bedin, antropólogo e historiador.

Na oportunidade será mostrado o filme "Au Revoir Shirley" de Perin visando homenagear a artista Rebecca Macdonald, travesti gaúcha, recentemente falecida, e que foi protagonista deste curta de ficção que correu o mundo em festivais e que conta a história de uma trans que tenta viajar para Paris em busca de uma vida melhor.

Também será ministrada uma oficina pela produtora cultural Dedé Ribeiro e por Luisa Pires, da LIGA Produção Cultural. O objetivo principal é instrumentalizar os grupos ligados ao Movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) , artistas profissionais da Cultura LGBT, para a criação e formatação de Projetos Culturais, bem como para a compreensão de processos jurídicos e administrativos relativos às Leis de Incentivo à Cultura.

Os grupos que trabalham com o tema da diversidade cultural e com diversidade cultural há muito tempo não realizam apenas Paradas do Orgulho LGBT, porém este conhecimento ainda é muito hermético e a produção cultural e a preservação desta memória ainda é muito restrita, avalia Alexandre Böer, diretor da ABGLT para Região Sul do Brasil. "Se olharmos para os resultados dos editais do Ministério da Cultura verificamos que são pouquíssimos projetos, com este recorte, que são aprovados. Temos, por exemplo, apenas três Pontos de Cultura LGBT no país. Um é o grupo SOMOS de Porto Alegre e dois na Região Sudeste: o grupo MOLECA, de São Paulo e o MGM, que é de Minas Gerais e precisamos urgentemente ampliar esta produção e este conhecimento em todo o território nacional, com a participação de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais", sintetiza Böer.

Ao todo serão realizadas cinco capacitações, sendo uma em cada região do Brasil envolvendo, pelo menos, dois grupos LGBT de cada Estado Brasileiro. Desta forma, cada grupo capacitado funcionará como um pólo para difundir o aprendizado para outros grupos de sua região. Os grupos selecionados serão custeados pelo projeto.

Em Porto Alegre a mesa de abertura terá início no dia 24 de abril, às 19h na sede do Sindicato dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (rua Alberto Bins, 480).

Os grupos da Região Sul interessados em participar do processo devem entrar em contato pelo telefone 51.3233.8423 com ogrupo SOMOS Comunicação, Saúde e Sexualidade para realizar sua inscrição, ou enviar e-mail para somos@somos.org.br
Share on Google Plus

Sobre Unknown

O Noticia G é um blog de notícias LGBT sob o princípio da diversidade. Portanto, divulgamos tudo o que cremos ser relativo a todo SER HUMANO. O blog NOTICIA G não mantém qualquer vínculo empregatício com seus colaboradores/colunistas. Todos o fazem por livre e espontânea vontade. As opiniões expressas pelos colaboradores/colunistas não refletem necessariamente a opinião do blog. Se você detém direitos sobre qualquer assunto/mídia veiculado no blog, favor contatar para retirarmos (noticiag@hotmail.com)
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário