News
Loading...

Siga-nos!

Nome transex


Projeto que prevê mudança de nomes de transexuais na certidão de nascimento é votado no Senado
por Redação MundoMais

Projeto ainda está em tramitação na CDH
BRASÍLIA – O Projeto de Lei da Câmara 72/07 (PLV-72/07), que prevê que transexuais masculinos e femininos mudem de nome na certidão de nascimento, recebeu voto favorável da relatora na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), a senadora Fátima Cleide (PT-RO), nesta quarta-feira, 01.

O projeto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara em caráter terminativo. Depois de tramitar, na CDH, o projeto será examinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e, finalmente, pelo plenário do Senado.

De acordo com o projeto, conforme laudo médico, o ou a transexual poderá ter o pré-nome averbado nos livros de nascimento mesmo se ainda não tiver feito a cirurgia de transgenização, ou seja, a mudança de sexo.

De autoria do atual candidato a deputado federal Luciano Zica (PV-SP), na época deputado pelo PT, o PLC-72/07 altera o artigo 58 da Lei 6.015/73, que trata dos registros públicos, para acrescentar essa possibilidade aos demais casos previstos para a mudança de nome.

Tal lei já havia sido alterada pela Lei 9.708/98, que diz que o prenome ou nome é definitivo, admitindo-se, no entanto, sua substituição por apelidos notórios, e também por motivo de coação ou ameaça decorrente de colaboração com apuração de crime, por determinação, em sentença, de juiz, ouvido o Ministério Público.

Sem transtorno – "As pessoas transexuais podem ser homo ou heterossexuais. O que é predominante no fenômeno é o transtorno que ocorre entre a identificação íntima da pessoa com seu sexo biológico. Daí resultam transtornos e desequilíbrios psíquicos e sociais e essas pessoas vivem verdadeiro martírio", disse o autor do projeto à Agência Senado. Já a senadora Fátima Cleide destaca a recomendação de especialistas. "O sexo social, o psicológico e o jurídico devem coincidir, sob pena de condenar o indivíduo à condição de pária social", diz.
Share on Google Plus

Sobre Unknown

O Noticia G é um blog de notícias LGBT sob o princípio da diversidade. Portanto, divulgamos tudo o que cremos ser relativo a todo SER HUMANO. O blog NOTICIA G não mantém qualquer vínculo empregatício com seus colaboradores/colunistas. Todos o fazem por livre e espontânea vontade. As opiniões expressas pelos colaboradores/colunistas não refletem necessariamente a opinião do blog. Se você detém direitos sobre qualquer assunto/mídia veiculado no blog, favor contatar para retirarmos (noticiag@hotmail.com)
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário