News
Loading...

Siga-nos!

ONG Ação Comunitária do Brasil (ACB/RJ) desfila no Caxias Fashion


A ONG Ação Comunitária do Brasil do Rio de Janeiro (ACB/RJ) participa do Caxias Fashion 2010, entre os dias 16 e 19, sempre às 18h, por meio do seu Núcleo de Moda e Estilo (modelagem, corte, costura, estamparia, tingimento de tecidos em batik e tié-dye, bonecas bantu e nanaori), de Moda e Beleza (cabelos afro, maquiagem), de Design (Cerâmica Negra da Maré), de Dança (Grupo Kina Mutembua) e de Gastronomia. Para tanto, estará presente nas passarelas do evento apresentando quatro coleções relacionadas com as temáticas de gênero, etnia e economia criativa que orientam seu trabalho.

Além das oficinas produtivas da ONG da sua sede no Complexo da Maré (na comunidade Vila do João) e de Cordovil (no Conjunto Habitacional de Cidade Alta), a Ação Comunitária convidou para participar do evento consigo as ONGs Mulheres com Propósito (de Duque de Caxias) e o grupo de teatro Tá na Rua, além do dançarino congolês Davy Sly, que fará uma apresentação na abertura do evento junto com o grupo Kina Mutembua.

A ACB/RJ aproveitou essa oportunidade para envolver parceiros institucionais que apóiam seus trabalhos como a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, o Ministério do Turismo, o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Secretaria Municipal de Trabalho do Rio de Janeiro, o Departamento Geral de Ações Sócio-Educativas (DEGASE) do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

À frente de toda essa iniciativa está a cenógrafa e estilista Fátima Léo, coordenadora do Núcleo de Moda e Estilo da Ação Comunitária, reconhecida pelo seu talento e criatividade com vasto currículo de trabalhos na área. Para esses desfiles e apresentações, além das peças de vestuário e acessórios, a estilista concebeu uma linha de sapatos exclusivos em parceria com o Pólo Calçadista de Duque de Caxias.

A participação da ACB/RJ no Duque de Caxias Fashion é emblemática já que trata de resultados de parcerias bem sucedidas no sentido de promover a inclusão social e a cidadania ativa. Visa ainda dar visibilidade para a estética, a história e a cultura das mulheres envolvidas, retratadas numa moda singular onde estas se revelam como sujeitos de transformação social a partir do reconhecimento suas próprias raízes. Por esse motivo, o nome escolhido Raízes para esse conjunto de iniciativas da ONG, no âmbito do evento em questão.

Programa da Ação Comunitária do Brasil do Rio de Janeiro no Duque de Caxias Fashion 2010:

16/09

Abertura do evento com o Grupo Kina Mutembua e o cantor congolês Davy Sly. Desfile da moda eco-étnica produzida na sede da ACB/RJ na comunidade de Vila do João, no Complexo da Maré, apresentando um estilo casual-chic e peças com estamparias originais e tingimentos naturais fazendo uso das técnicas do tié dye e do batik.


17/09

Desfile da moda produzida pela ACB/RJ junto com jovens internas no Educandário Santos Dumont do DEGASE em função do qual o público poderá admirar camisetas estampadas com desenhos concebidos por estas jovens, as quais valorizarão simbologias afro (“sankofas”,) as quais têm a ver com mudanças. Tal desfile se dará com a participação do grupo Tá na Rua que criou uma performance especialmente para a ocasião.

18/09

Desfile da moda produzida no Núcleo de Moda e Estilo da sede da ACB/RJ no Conjunto Habitacional de Cidade Alta, o qual já participou das passarelas do Fashion Rio com a coleção “Gata Borralheira” assinada pelo estilista Beto Neves, onde foi aclamado pelo público e pela mídia. Para o desfile do Caxias fashion 2010, mantendo sua tradição, esse Núcleo volta a contar histórias de vida que têm a comunidade como principal protagonista, mas, nesse momento, com um diferencial: mescladas com histórias que têm a ver com raízes da africanidade brasileira.


19/09

Desfile da Coleção Raízes que releva e sintetiza o trabalho anteriormente apresentado por meio das demais coleções da ONG, em função do qual serão apresentadas peças que podem ser lidas como alta costura que valorizam o elemento terra, produzidas em algodão. Tais peças serão exibidas com acessórios produzidos por Mulheres Ceramistas da Maré, da Ação Comunitária do Brasil do Rio de Janeiro juntamente com participantes da ONG Mulheres com Propósito (que fazem trabalhos em folhas de bananeira e palha), traduzindo um trabalho criativo e inovador.

Vale considerar que durante os quatro dias de realização do evento, 16 a 19 de setembro, estarão acontecendo nos estandes números 7 e 8 do Shopping Caxias workshops e oficinas demonstrativas da Ação Comunitária do Brasil do Rio de Janeiro, de 13 às 17h30 em todas as áreas supracitadas.
Share on Google Plus

Sobre Unknown

O Noticia G é um blog de notícias LGBT sob o princípio da diversidade. Portanto, divulgamos tudo o que cremos ser relativo a todo SER HUMANO. O blog NOTICIA G não mantém qualquer vínculo empregatício com seus colaboradores/colunistas. Todos o fazem por livre e espontânea vontade. As opiniões expressas pelos colaboradores/colunistas não refletem necessariamente a opinião do blog. Se você detém direitos sobre qualquer assunto/mídia veiculado no blog, favor contatar para retirarmos (noticiag@hotmail.com)
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário