News
Loading...

Siga-nos!

22 Anos da AGANIM



A AGANIM é a organização não governamental voltada para comunidade LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros mais antiga da Baixada Fluminense, acredita-se de todo Estado do Rio de Janeiro.
A primeira reunião do grupo – que viria se chamar de AGANIM – aconteceu no dia 17 de dezembro de 1988. As primeiras reuniões tiveram um conteúdo bastante acadêmico, com discursos sobre temas relacionados à homossexualidade. Em um momento histórico diferente, aconteciam reuniões fechadas e por conta disso o grupo continuou no anonimato, exceto por uma parte muito restrita do meio homossexual.

Com a crescente participação de novos militantes, a primeira decisão de sair do anonimato foi uma entrevista foi concedida à imprensa informando sobre a luta pelos direitos de grupos LGBT na Baixada Fluminense, ainda na década de 1980.

A partir daí, a AGANIM deu início aos primeiros trabalhos de prevenção a DST/AIDS, contando apenas com o fornecimento de preservativos do Estado e material datilografado ou fornecido por outras entidades, que já dispunham de material gráfico.

A AGANIM procura manter um equilíbrio entre suas atividades na área de prevenção a DST/AIDS e suas atividades no campo dos direitos humanos dos homossexuais, visando uma mudança de comportamento em termos de como um homossexual se vê e como a sociedade o conceitua.
As ações são desenvolvidas principalmente em locais onde se encontram a comunidade LGBT em Mesquita e Nova Iguaçu, e são voltadas para homossexuais masculinos e femininos, bissexuais, de diversas idades, visando, dentre outros objetivos, à conscientização para a prática do sexo seguro.

Presidida por Neno Ferreira, a AGANIM é uma parceira da ONG Miss Papillon e com o ComCausa e, hoje, também desenvolve outras ações como auxílio ao Hospital do Câncer, e as pessoas que estão em presídios, asilos entre outros.

Para ver as imagens em tamanho real, clique em cima delas!

Share on Google Plus

Sobre Unknown

O Noticia G é um blog de notícias LGBT sob o princípio da diversidade. Portanto, divulgamos tudo o que cremos ser relativo a todo SER HUMANO. O blog NOTICIA G não mantém qualquer vínculo empregatício com seus colaboradores/colunistas. Todos o fazem por livre e espontânea vontade. As opiniões expressas pelos colaboradores/colunistas não refletem necessariamente a opinião do blog. Se você detém direitos sobre qualquer assunto/mídia veiculado no blog, favor contatar para retirarmos (noticiag@hotmail.com)
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários :

  1. Fui a Nova Iguaçu em vários ambientes LGBTs e essa turma da AGANIM fazem um exelente trabalho não sei como conseguem está em vários lugares ao mesmo tempo. Fiquei feliz em saber que existe pessoas realmente comprometida em ajudar as causas do menos favorecidos.

    ResponderExcluir