News
Loading...

Siga-nos!

Ato público contra a HOMOFOBIA em Cabo Frio


Entre os anos de 1948 e 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificava a homossexualidade como um transtorno mental. Neste período, usava-se o termo “homossexualismo” para referir-se à orientação sexual de uma pessoa. Vale ressaltar que o sufixo “ismo” significa “doença”, uma “patologia”.
Há exatos 21 anos, ou seja, em 17 de maio de 1990, a assembleia geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou e oficializou a retirada do Código 302.0 (Homossexualismo) da CID (Classificação Internacional de Doenças), e declarou oficialmente que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio”.
A partir deste fato histórico o Movimento LGBT Mundial tem priorizado a propagação mundial do termo “homossexualidade” em vez de “homossexualismo”. Por esta razão, o dia 17 de maio tornou-se uma data simbólica e histórica para o Movimento LGBT Mundial que incentiva a promoção de eventos de conscientização pública em todas as regiões do planeta, visando chamar a atenção das pessoas, principalmente de autoridades públicas e políticas, inclusive gestores públicos, para a necessidade cada vez mais urgente de combater e exterminar a homofobia, em suas mais diferentes formas de manifestação e ação (homofobia, lesbofobia e transfobia) e, assim, evitar que cada vez mais pessoas inocentes da sociedade continuem sendo brutal e covardemente assassinadas por causa de suas orientações sexuais e/ou identidades de gênero.
 Em 2010, segundo dados recentemente divulgados pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), a homofobia matou, com extrema crueldade e violência, cerca de 260 homossexuais em território brasileiro. Esta, é uma realidade sangrenta que precisa ser extirpada. Esta é a nossa luta. Junte-se a nós!

O ATO – Para marcar a data e homenagear a Lei Municipal nº 2.334 de, 7 de Janeiro de 2011, que Institui o dia 17 de Maio como dia Municipal de Combate a Homofobia, e seu autor, o saudoso vereador Aires Bessa de Figueiredo, brutalmente assassinado no 2º Distrito de Cabo Frio, este ano – ele que foi um cidadão e político verdadeiramente compromissado com os direitos humanos, sobretudo do segmento LGBT – a organização não-governamental “GRUPO IGUAIS” vai promover, no próximo dia 17 de maio, na Praça Porto Rocha, no período das 11h00 às 17h30, um Ato Público Contra a Homofobia.
Ratificamos que os pronunciamentos de autoridades políticas, personalidades públicas e lideranças da militância LGBT local ocorrerá a partir das 15h00. Informamos também que teremos a participação de parceiros importantes da sociedade civil prestando os seguintes serviços à comunidade:
- OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), prestando atendimento jurídico a população;
- Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais, fazendo ações preventivas;
- Superintendência de Igualdade Racial em conjunto com o Grupo Iguais, realizando uma pesquisa pública e distribuindo material informativo.
-Igreja Cristã Contemporânea, a igreja inclusiva estará dando informações sobre seus trabalhos desenvolvidos em Cabo Frio.
O Ato Público Contra a Homofobia é uma promoção do Grupo Iguais, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabo Frio/RJ.
Participem!
Share on Google Plus

Sobre Unknown

O Noticia G é um blog de notícias LGBT sob o princípio da diversidade. Portanto, divulgamos tudo o que cremos ser relativo a todo SER HUMANO. O blog NOTICIA G não mantém qualquer vínculo empregatício com seus colaboradores/colunistas. Todos o fazem por livre e espontânea vontade. As opiniões expressas pelos colaboradores/colunistas não refletem necessariamente a opinião do blog. Se você detém direitos sobre qualquer assunto/mídia veiculado no blog, favor contatar para retirarmos (noticiag@hotmail.com)
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário