News
Loading...

Siga-nos!

Cabo Frio esteve presente na Conferência Nacional LGBT


Durante os dias 15 a 18 deste mês, em Brasília, aconteceu a 2ª Conferência Nacional de Direitos Humanos e Políticas Públicas com o tema: “Por um País livre da pobreza e discriminação, promovendo a cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais”.

Cabo Frio através de uma representante do poder público e associada do Grupo Iguais, organização que defende os direitos dos LGBTs, participou atentamente dos debates e observou a elaboração das propostas. A convidada  Solange Bellotti Pixinine   foi a convite do governo do Estado, através da Superintendência dos Direitos Individuais Coletivos e Difusos.

O encontro abordou principalmente reivindicações sobre a restauração do texto original do projeto de lei que criminaliza a homofobia. A maioria dos participantes alegam que o substitutivo que tramita na Comissão de Direitos Humanos do Senado é genérico, não deixando claro que os atos homofôbicos sejam caracterizados no Código Penal. A intenção é facilitar a interpretação dos juízes no julgamento dos casos de homofobia como crimes.

Para Solange funcionária pública da Superintendência da Igualdade Racial do Município de Cabo Frio, a realização da II Conferência Nacional teve como marco legal o compromisso da presidente Dilma Rousseff em ações afirmativas que objetivam os avanços de políticas públicas. “Entendo que através das propostas aprovadas nesta conferência pelo movimento LGBT  e o comprometimento da Secretaria de Direitos Humanos, da Presidência da República, ajudará bastante na geração de emprego e renda, como também  em melhorias na segurança pública, saúde, educação, cultura, entre outros, no enfrentamento à discriminação e à homofobia ainda tão visíveis no Brasil”, comentou.

Segundo a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, o Brasil precisa avançar não somente na distribuição de renda, mas também na democracia por um Estado laico, em que todos os brasileiros possam ser mantenedores de seus direitos humanos, sem que haja qualquer tipo de violação por qualquer que seja a diferença, seja ela de raça, nacionalidade, geracional, deficiência, orientação sexual ou identidade de gênero.

Um dos pontos altos do encontro foi a participação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ayres Britto, relator da ação que reconheceu a união estável para casais do mesmo sexo em maio deste ano. O magistrado recebeu das mãos da ministra Maria do Rosário Nunes o prêmio de Direitos Humanos na categoria Garantia dos Direitos da População de LGBT e ministrou palestra magna sobre o seu estudo de reconhecimento de direitos de homossexuais no Brasil.

Ayres Britto, que assume a presidência do STF em maio de 2012, afirmou na palestra que tem sido bastante feliz atuando na mais alta instância do Poder Judiciário brasileiro. Segundo ele, se a atual Constituição fosse compreendida e levada à risca, o Brasil seria um país de Primeiro Mundo. “Temos uma constituição vanguardista, sem preconceitos, que prima pelo Estado laico e pela liberdade de imprensa. Se a seguíssemos, estaríamos em situação bem melhor”, disse.

O futuro presidente do Supremo Tribunal Federal encerrou lembrando que a Constituição prevê a proteção às minorias e que não pode existir monopólio heteroafetivo no Brasil.
Share on Google Plus

Sobre Unknown

O Noticia G é um blog de notícias LGBT sob o princípio da diversidade. Portanto, divulgamos tudo o que cremos ser relativo a todo SER HUMANO. O blog NOTICIA G não mantém qualquer vínculo empregatício com seus colaboradores/colunistas. Todos o fazem por livre e espontânea vontade. As opiniões expressas pelos colaboradores/colunistas não refletem necessariamente a opinião do blog. Se você detém direitos sobre qualquer assunto/mídia veiculado no blog, favor contatar para retirarmos (noticiag@hotmail.com)
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário