News
Loading...

Siga-nos!

ARTIGO: Brasil: O país das possibilidades e multicultural

Tela de Romero Britto que possui obras coloridas e alegres e que tem ligação direta com a cultura brasileira.


O bonde passa cheio de pernas: 
pernas brancas pretas amarelas. 
Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração. 
Porém meus olhos 
não perguntam nada.
Carlos Drummond de Andrade

Começo esse texto agradecendo a Deus por ser de nacionalidade brasileira. Somos um país indiscutivelmente plural e isso me deixa muito feliz. 
Normalmente lemos, ouvimos, assistimos e presenciamos opiniões negativas que valorizam sempre o preconceito, a discriminação, as fobias, as violências, as mazelas e as minorias. Digo isso com propriedade, pois sou uma dessas pessoas que ecoam pelos quatro cantos essas opiniões, que na maioria das vezes são verdadeiras, infelizmente. No entanto, somos também um país de diversas alegrias e dualidades. Observem...
O país da Copacabana, da Bahia de todos os santos, da cidade imperial de Petrópolis, da região dos lagos efervescente e do Cristo Redentor, é o mesmo país que tem BBB, Luizas (Marilac e do Canadá) e um reality show fútil que vangloria mulheres exibindo suas riquezas em meio a tantos com necessidades de sobrevivência.
Essa pluralidade é o que me encanta. Na minha ultima viagem ao Rio de Janeiro fiquei na Lapa, lugar que representa bem toda essa diversidade. A Lapa me encanta pela falta de discriminação, onde as mais variadas pessoas se encontram pelas ruelas, sentam nos barzinhos e mesmo não conversando uns com os outros, eles respeitam o espaço de cada um, sem olhares piegas.
O Brasil é o país do povo acolhedor, literalmente. Somos o país das variedades e da convivência de idéias distintas. 
O multiculturalismo no Brasil é um fato. Toda miscigenação dos credos e culturas que ocorrem no Brasil desde os tempos da colonização transformam nosso país num lugar privilegiado.
O Brasil é um país de raízes mestiças, e que não deveria constituir teoricamente, minorias. Deveríamos estar abertos às diferenças que faz do povo brasileiro um povo tão misto em nossas heranças culturais. 
No fim descobrimos que os outros países são ótimos para passeio e compras, mas o Brasil... Ah o Brasil... é o país das possibilidades, onde o povo e sua pluralidade são o diferencial.


Sobre o Colunista:

Alex SoaresAlex é professor, colunista do Jornal Macaé News, colaborador da Revista Estilo Off e Editor Geral do blog NOTICIA G.

Share on Google Plus

Sobre Unknown

O Noticia G é um blog de notícias LGBT sob o princípio da diversidade. Portanto, divulgamos tudo o que cremos ser relativo a todo SER HUMANO. O blog NOTICIA G não mantém qualquer vínculo empregatício com seus colaboradores/colunistas. Todos o fazem por livre e espontânea vontade. As opiniões expressas pelos colaboradores/colunistas não refletem necessariamente a opinião do blog. Se você detém direitos sobre qualquer assunto/mídia veiculado no blog, favor contatar para retirarmos (noticiag@hotmail.com)
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário