News
Loading...

Siga-nos!

Religião & Homossexualidade - Parte 1


"Já é um engano uma alma achar que é homem ou mulher. É um engano DUPLO achar que se é homem no corpo de mulher ou mulher no corpo de homem"-Allan Kardec

Hoje estréio a série RELIGIÃO E HOMOSSEXUALIDADE onde irei o ponto de vista de cada religião pra homossexualidade.Eu já acho que sexualidade é como ter uma religião. Cada um tem a sua, e cada um acha que a dele é a melhor, e que a do outro é ultrapassada ou levará à perdição. Basta ver a intolerância entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte. Quem acha isso uma estupidez deveria pensar que pode estar incorrendo no mesmo erro quando discrimina (em algum nível) uma pessoa pela sua orientação sexual. Jesus nos ensinou a não julgar para não ser julgado. O quão infalível você é pra agüentar um julgamento
Vamos fazer outra analogia. Orientação sexual é como time de futebol: não vai fazer você nem melhor nem pior, apenas diferente, como um cara que bota a camisa do Palmeiras e por azar dá de cara com uma enorme torcida organizada do Coríntians. A pessoa vai sofrer gozação, agressão, ameaças, discriminação, até mesmo de gente que, no fundo, também torce pro mesmo time que ele, ou que tem na família quem torça... Infelizmente o ser humano não tem maturidade pra respeitar as escolhas das outras pessoas. Mas, pra ser justo, vamos ver o outro lado. Digamos que o cara seja Palmeiras, mas vai pra arquibancada do Coríntians e começa a agitar, levanta a bandeira e xinga os jogadores do outro time. Isso definitivamente É irritante.

Do mesmo jeito que existe a "fobia gay" - aqueles caras que saem de perto se a pessoa falar num tom mais ameno, que vivem fazendo piadinhas com o tema e apontando pra pessoas na rua que se vistam de forma diferente - existe o "catecismo gay", aqueles que não querem ser gay sozinhos, que ficam comendo com os olhos os amigos héteros (que ele chama de "caretas") e se parecem com os crentes fanáticos, pregando "Venham pra minha religião! Eu sou o futuro da raça humana!"
Do mesmo jeito que uma religião, a pessoa pode nascer católica, mas, depois de certa idade, enveredar por "outras religiões", sabe-se lá Deus por que... É opção DELA, faz parte do crescimento DELA, e não pode ser uma coisa generalizada ("isso é certo" ou "isso é errado") porque não há certo ou errado na evolução, há sim ação e reação, causa e conseqüência. Há comprometimentos numa relação heterossexual como também na homossexual. Acho que é aí que mora todo o cerne da questão: relacionar-se com outra pessoa NÃO é brincadeira, não pode ser encarado de forma leviana. O problema não é só AIDS, é o comprometimento kármico, a troca de energias com outras pessoas. Estamos ligados invisivelmente por "fios" a parentes, amigos, inimigos, amores... "tecemos" esses fios do relacionamento todo dia, e enquanto houver intercâmbio de pensamento, enquanto houver algo que o una àquela pessoa (amor, paixão, ódio, rancor, o que seja) o fio continuará ligado, trocando energias. É possível imaginar a importância dessa trama de fios em outras vidas, embora não seja possível prever as conseqüências. Então o homossexual não deve ser leviano em seus relacionamentos, do MESMO modo que um heterossexual também não deve.
Então por que fazer tanto alarde em torno da homossexualidade? Por que não deixar a escolha com cada consciência? Uma pessoa por ser homossexual não é nem mais nem menos evoluída espiritualmente. O que precisamos é de educação, saber lidar com nossos semelhantes, respeitar as pessoas com quem nos relacionamos (e a responsabilidade aumenta o quanto mais íntimo formos da outra pessoa). Aquela frase aparentemente boba de Saint Exuperi - "tu és responsável por aquilo que cativas" - resume tudo.

O Livro dos espíritos fala que os espíritos podem ter afinidades com algum sexo (procuram reencarnar sempre homem, ou sempre mulher), mas vai que sua missão na Terra exige que seja num determinado sexo que você não goste? Que fazer? Uma alma que se afeiçoou ao aspecto masculino durante eras desta vez precisa ser MÃE.
E agora, José... Digo, Josefina? E uma alma que falhou em lidar com a energia sexual durante vidas e que pede pra retornar praticamente assexuada, para que não sucumba novamente ao apelo dos sentidos?

Sinceramente, acho que a resposta deve ser buscada no íntimo de cada um. Analisar a própria vida de uma perspectiva MAIOR que o agora, pensando no passado e no futuro, e sua missão nesse TODO. O que você veio fazer? Será que dá pra conciliar ser homossexual com sua missão? Se sim, ótimo. Quem vai julgá-lo? Mas, e se isso atrapalha de alguma forma sua missão, quem vai julgá-lo? Eu que não vou...

Sinceramente, não dá pra fazer uma cartilha dizendo "ser homossexual é ruim pra evolução por causa disso e disso" e nem dá pra fazer o contrário. Tudo, TUDO mesmo, contribui pra evolução pessoal, e é ISSO que o espiritismo busca. Lembram das palavras de Kardec? "Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral, e pelos esforços que faz para domar as suas más inclinações". E quem vai dizer que uma coisa é imoral ou uma má inclinação? 
Somente a própria pessoa pode se julgar, o correto é ela não se agredir, não viver na culpa. Se achar que algo na sua conduta vai mal, LUTE para mudá-la. Se achar certo, PARABÉNS, e viva para isso, mas sem tentar fazer disso um dogma que deva ser seguido por todos!

Vejam a passagem do "bom ladrão". Um deles nem à beira da morte resolveu abandonar o escárnio, e a dureza de coração, e blasfemava contra Jesus:

- Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também.
O outro o repreendeu, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? Nós na verdade com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez. E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino.
E o que Jesus disse? "Em verdade te digo, ainda hoje estarás comigo no paraíso".

Estamos todos "pendurados na cruz", saldando nossos débitos. Enquanto uns tentam melhorar como ser humano, mesmo que seja só pra dar um último suspiro em paz com sua própria consciência, outros preferem ignorar o que são e o que fizeram e blasfemar contra os outros.
Certa vez perguntaram a Divaldo Pereira Franco, palestrante espírita, se o homossexual pode ser médium ativo no Centro Espírita ou mesmo exercer outras atividades na Casa Espírita. A resposta foi:

"Mas o homossexual é gente! O fato da sua opção sexual é problema dele. E o heterossexual que é adúltero e freqüenta a sessão mediúnica? Só porque a gente não sabe que ele é adúltero? E o heterossexual que tem muitos conflitos no comportamento e na sua atividade de relacionamento profissional, ético e doméstico? Só porque é heterossexual ele não está liberado com a sua má condição de trabalhar na Casa Espírita.

A nossa tarefa não é de policiar a vida alheia. Nós devemos deixar cada qual ser conforme concebe. Ser homossexual, isto é, ter o interesse de um bom relacionamento com pessoa do mesmo sexo não quer dizer que ele esteja numa opção de prática sexual com alguém da sua mesma polaridade. Mas se ele tem a prática sexual com alguém da mesma polaridade, isto é uma questão privada de sua vida. Não somos patrulheiros da vida de ninguém. Se nós lhe fecharmos a porta, para onde ele irá? Para o bordel. Para onde ela irá? Para o cabaré, para a sala de encontros. Devemos ter consideração e garantir a todos o direito de trabalhar onde se encontrem, desde que não se tornem, na palavra de Jesus, pedra de escândalo."

Com colaboraçao do grupo espirita Juventude Kardecista




Sobre o Colunista:

Jonnathan AlvesJonnathan é estudante de Jornalismo e colunista do blog NOTICIA G.


Share on Google Plus

Sobre Unknown

O Noticia G é um blog de notícias LGBT sob o princípio da diversidade. Portanto, divulgamos tudo o que cremos ser relativo a todo SER HUMANO. O blog NOTICIA G não mantém qualquer vínculo empregatício com seus colaboradores/colunistas. Todos o fazem por livre e espontânea vontade. As opiniões expressas pelos colaboradores/colunistas não refletem necessariamente a opinião do blog. Se você detém direitos sobre qualquer assunto/mídia veiculado no blog, favor contatar para retirarmos (noticiag@hotmail.com)
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários :

  1. Olá, kd as outras religiões? Onde está o Budismo, onde está o Islamismo, onde está o Judaísmo??? Acredito que existem aí na questão religiosa e sexual duas questões a serem pensadas: 1º o homosexual por nascimento, aquele que na formação dos genes ganho corpo de homem, mas os hormônios femininos, esse vai ter desejos femininos, gostos femininos e dificilmente mudará, mas é totalmente possível. Outro é o que se torna Homosexual por promiscuidade, por desejo ou simplesmente por carencia, o que acredito acontece muito com as mulheres. A mulher tem um ciclo mestrual, um ciclo de reprodução que em determinados dias se torna maior o desejo de fecundar, e se duas mulheres, ou ainda meninas, estão nesse ciclo e a muito tempo e ainda n praticam sexo ou a muito sem fazer pode desencadear esse sentimento pela outra. Esse segundo tipo de relacionamento para Deus é muito mais grave que o primeiro, mas ainda assim desagrada, segundo a bíblia, os pincípios divinos. Quando a Cristo não julgar está enganado. Ele julgou quando falou que os fariseus eram lobos em pele de ovelha, eram falsos, mas com uma diferença: ele não fez isso unicamente com a intenção de prejudicar o outro, mas de manter os planos de Deus em seus templos e para seu povo. Em momento algum ele disse que não julgue, apenas sabia da intenção do coração dos fariseus quando o testaram sobre a adultera. Assim como fez com o jovem rico, Jesus não proibiu que fossemos ricos, mas nos advertiu para que não colocassemos o dinheiro acima do amor por Deus. Devemos sim vigiar a vida alheia, pois assim podemos ajudar um amigo doente, uma criança desamparada, um senhor desesperado pelas rogas. Como vamos ajudar os outros se não procurarmos ver como eles estão, o que andam fazendo e achar formas de ajuda-los? Como vamos educar nosso filhos, senão olharmos para a vida dele? Como evitar que nosso pais se entreguem ao vicio da bebida se não nos importamos com os locais que frequenta? Isso é egoísmo. MAs claro que, acima de tudo isso, vem o respeito ao ser humano, memso que não goste de homosexuais, mesmo que não concorde, mesmo que tenha um preconceito e não queira estar em lugares que eles frequentem, tem que se respeitar pelo fato de existir e de terem recebido, assim como qualquer outro, o sopro de vida de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Esse está mais completo!!
    Olá, kd as outras religiões? Onde está o Budismo, onde está o Islamismo, onde está o Judaísmo??? Acredito que existem aí na questão religiosa e sexual duas questões a serem pensadas: 1º o homosexual por nascimento, aquele que na formação dos genes ganho corpo de homem, mas os hormônios femininos, esse vai ter desejos femininos, gostos femininos e dificilmente mudará, mas é totalmente possível. Outro é o que se torna Homosexual por promiscuidade, por desejo ou simplesmente por carencia, o que acredito acontece muito com as mulheres. A mulher tem um ciclo mestrual, um ciclo de reprodução que em determinados dias se torna maior o desejo de fecundar, e se duas mulheres, ou ainda meninas, estão nesse ciclo e a muito tempo e ainda n praticam sexo ou a muito sem fazer pode desencadear esse sentimento pela outra. Esse segundo tipo de relacionamento para Deus é muito mais grave que o primeiro, mas ainda assim desagrada, segundo a bíblia, os pincípios divinos. Quando a Cristo não julgar está enganado. Ele julgou quando falou que os fariseus eram lobos em pele de ovelha, eram falsos, mas com uma diferença: ele não fez isso unicamente com a intenção de prejudicar o outro, mas de manter os planos de Deus em seus templos e para seu povo. Em momento algum ele disse que não julgue, apenas sabia da intenção do coração dos fariseus quando o testaram sobre a adultera. Assim como fez com o jovem rico, Jesus não proibiu que fossemos ricos, mas nos advertiu para que não colocassemos o dinheiro acima do amor por Deus. Devemos sim vigiar a vida alheia, pois assim podemos ajudar um amigo doente, uma criança desamparada, um senhor desesperado pelas rogas. Como vamos ajudar os outros se não procurarmos ver como eles estão, o que andam fazendo e achar formas de ajuda-los? Como vamos educar nosso filhos, senão olharmos para a vida dele? Como evitar que nosso pais se entreguem ao vicio da bebida se não nos importamos com os locais que frequenta? Isso é egoísmo. MAs claro que, acima de tudo isso, vem o respeito ao ser humano, memso que não goste de homosexuais, mesmo que não concorde, mesmo que tenha um preconceito e não queira estar em lugares que eles frequentem, tem que se respeitar pelo fato de existir e de terem recebido, assim como qualquer outro, o sopro de vida de Deus. Em se tratar de o homosexualismo ser um castigo divino (deixo claro que cada um tem o direito de pensar o que quiser e respeitar a opinião dos outros), a bíblia fala que Deus castiga até a terceira geração aquele que o negou ou falou coisas vãs a respeito Dele. Mas tudo deve ser analisado e lido com calma, sem preconceitos de qualquer das partes, de qualquer religião. Mas claro que cabe também aos homosexuais, assim como querem respeito dos outros que não o são, respeitar a opinião dos que não concordam com isso. A palavra pré-conceito é algo que não se conhece e se julga antes de fazê-lo, mas quando uma pessoa conversa com vários homosexuais, conhece suas opiniões, seus costumes e depois d tudo isso ainda não aceita-o isso não é mais preconceito, e sim um conceito formado, e deve ser respeitado por todos, inclusive pelos próprios homosexuais. Um abraço a todos!!!

    ResponderExcluir