News
Loading...

Siga-nos!

Itabirito recebe palestra sobre Despatologização Identidades Trans

Foto: Divulgação
Ação do Movimento ITA LGBT em parceria com a prefeitura de Itabirito/MG promove educação em Saúde para transexuais da cidade.

O Dia 29 de janeiro é o DIA NACIONAL DA VISIBILIDADE TRANS desde 2004 quando ativistas transexuais participaram, no Congresso Nacional do lançamento da primeira campanha contra a transfobia no país, chegando a promoção de saúde. Para marcar esta data o movimento ITA LGBT e a prefeitura de Itabirito/MG através da Secretaria Municipal de Saúde iniciaram ação de promoção da equidade e controle social para as Transexuais da cidade.
A Ação visa promover a Saúde Integral das travestis da cidade partindo da garantia da cidadania pelo uso no nome social ao controle do uso de hormônios a transexualização.
Desde dezembro de 2014 está sendo emitidas os cartões do SUS garantindo o uso do nome social das travestis. Tendo como base a PORTARIA Nº 2.836, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2011, que Instituiu no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (Política Nacional de Saúde Integral LGBT).
Para promover o entendimento aos direitos, representantes do movimento participaram no dia 28/01/2015 da palestra PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS - DESPATOLOGIZAÇÃO IDENTIDADES TRANS promovido pelo Conselho Regional de Psicologia com a presença de Felippe Lattanzio, psicólogo, doutorando em Psicopatologia - UFMG, mestre em Psicologia/Teoria Psicanalítica - UFMG, palestrante nas temáticas de Gênero, Masculinidades, Psicopatologia Psicanalítica, Jaqueline Gomes de Jesus, psicóloga, pós-doutora - FGV, doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações - UnB, autora e organizadora do livro "Transfeminismo: Teorias e Práticas". E Paulo Ceccarelli, psicólogo, psicanalista, pós-doutor – Universidade de Paris 7- Diderot, doutor em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise – Universidade de Paris 7- Diderot, autor do livro "Transexualidades".

Fonte: Movimento ITA LGBT

Foto: Divulgação
Share on Google Plus

Sobre Unknown

O Noticia G é um blog de notícias LGBT sob o princípio da diversidade. Portanto, divulgamos tudo o que cremos ser relativo a todo SER HUMANO. O blog NOTICIA G não mantém qualquer vínculo empregatício com seus colaboradores/colunistas. Todos o fazem por livre e espontânea vontade. As opiniões expressas pelos colaboradores/colunistas não refletem necessariamente a opinião do blog. Se você detém direitos sobre qualquer assunto/mídia veiculado no blog, favor contatar para retirarmos (noticiag@hotmail.com)
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário