Foto: Divulgação |
Organizado pelo Grupo Iguais, o Dia Municipal de Combate a Homofobia, em Cabo Frio, será marcado nesse ano por ato simbólico com cruzes nas areias da Praia do Forte.
O evento, que se inicia às 10h, em frente a praça das águas, tem o objetivo de relembrar e solidarizar-se com as vitimas de homofobia, além de exigir políticas pública que promovam a cidadania plena da população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais).
" Cotidianamente sofremos violência verbal e física nas ruas, além da homofobia institucional, em postos de saúde, escolas e pela polícia ao não respeitarem nossos direitos. A indiferença é a pior violência que existe, é como se a sociedade fechasse os olhos para o que passamos diariamente", explica Rodolpho Campbell, Presidente do Grupo Iguais.
No Brasil, em 2014 foram registradas 326 mortes em decorrência da LGBTfobia (GGB), um aumento de 4% em relação a 2013. Isso significa que, a cada 27 horas, uma pessoa foi assassinada no país por discriminação de identidade de gênero e/ou de orientação sexual. O estado do Rio de Janeiro ocupa o quarto lugar nesse triste ranking, com 20 pessoas mortas.
O dia 17 de maio é Dia Internacional de Combate a Homofobia e em Cabo Frio Dia Municipal, através da Lei 2334/2011. A data lembra o dia em que a homossexualidade foi excluída da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde - até então era considerada transtorno mental.
Além do ato simbólico de cruzes fincadas na areia, haverá panfletagem, varal fotográfico e sorteio de camisas do Dia Municipal de Combate a Homofobia.
Fonte: Assessoria Grupo Iguais
0 comentários :
Postar um comentário