Proposta:
A esfera da sexualidade tem passado por mudanças rápidas em que se destacam avanços institucionais, maior visibilidade de suas formas não-hegemônicas assim como a ampliação das demandas por reconhecimento.
Na academia, é perceptível o aumento de estudos na área de gênero e sexualidade, os quais a ampliam para dentro de várias disciplinas ao mesmo tempo em que diversificam seus objetos e temas.
Este contexto cambiante de ampliação numérica dos estudos e da visibilidade de novos sujeitos e culturas sexuais abre a possibilidade de irmos além da consolidação dos estudos de minorias, de novas linhas de pesquisa que permitam uma revisão de fundamentos teóricos, metodológicos e até mesmo a retomada do projeto de uma epistemologia feminista, não-heterossexista e anti-racista.
O Seminário propõe criar um espaço interdisciplinar de discussão das novas fronteiras das demandas por reconhecimento, sobre a possibilidade de um diálogo mais simétrico entre as ciências humanas e os saberes médicos-psi e jurídicos no que concerne às convenções sobre as diferenças sexuais e de gênero, as novas perspectivas analíticas não-normativas sobre a cultura, além do desafio de estender as reflexões epistemológicas dos feminismos contemporâneos para além das linhas temáticas e estudos de caso, ou seja, para o cerne da teoria social.
Programação
Dia 17 de agosto, Terça
10h Mesa de Abertura
10h15 Mesa Sexualidades, Normas e Direitos
Descrição da Mesa:
A mesa pretende suscitar o debate sobre direitos humanos, políticas sociais de combate à discriminação por orientação sexual, de gênero e seus desafios contemporâneos. Especial interesse será o de aprofundar uma revisão crítica da noção de homofobia articulada a uma maior atenção ao heterossexismo institucional. Ou seja, transferir o foco dos sujeitos para as normas e convenções.
Coordenação da Mesa: Jacqueline Sinhoretto (Departamento de Sociologia-UFSCar)
Palestrantes:
Adriana Vianna (Museu Nacional)
Rosa de Oliveira (UFSC)
_______________________________________
14h Mesa Saberes, Corpos e Subjetividades
Descrição: A mesa propõe um diálogo crítico entre as ciências humanas e as médico-psi no que toca às questões contemporâneas das relações entre corpo, gêneros, sexualidades e desejos, para além do campo da patologia e/ou das “disforias”.
Coordenação da Mesa: Jorge Leite Jr. (Departamento de Sociologia-UFSCar)
Palestrantes:
Larissa Pelúcio (UNESP/Bauru)
Márcia Arán (IMS-UERJ)
Paula Sandrine (UFRGS)
_______________________________________________________________
Dia 18 de agosto, Quarta
10h Mesa Cultura, Gênero e Sexualidade
Descrição: A crítica cultural tem sido uma marca dos Saberes Subalternos. Por meio de produções culturais é possível identificar e analisar normas e convenções sociais articulando-as a experiências subjetivas de assujeitamento e resistência. Neste sentido, ganham relevância investigações sobre o cinema, a TV, a publicidade e a literatura.
Coordenação da Mesa: Miriam Adelman (UFPR)
Palestrantes:
Karla Bessa (Pagu-UNICAMP)
Marcia Ochoa (Univ. of California at Santa Cruz)
Richard Miskolci (UFSCar)
_______________________________________________________
14h Mesa Desafios Teóricos: Feminismos, Teoria Queer e Interseccionalidades
Descrição: Esta mesa pretende apresentar um panorama das discussões feministas contemporâneas, seus diálogos privilegiados e desafios teóricos e metodológicos recentes.
Coordenação da Mesa: Richard Miskolci (Departamento de Sociologia-UFSCar)
Palestrantes:
Adriana Piscitelli (Pagu-UNICAMP)
Judith Jack Halberstam (Univ. of S. California)
Miriam Adelman (UFPR)
__________________________________________________________________
As inscrições, gratuitas, serão feitas no primeiro dia na entrada do Anfiteatro Bento Prado Jr.
A organização pretende exibir o evento online em streaming. Em breve divulgaremos o link para assistir a transmissão.
O Seminário originará um livro organizado por Richard Miskolci e Larissa Pelúcio. A proposta é editá-lo em 2011.
0 comentários :
Postar um comentário