News
Loading...

Siga-nos!

Hoje é o Dia da Visibilidade Lésbica


Quando e como surgiu o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica?

Surgiu no ano 1995, no Rio de Janeiro, onde aconteceu o 1° SENALE (Seminário Nacional de Lésbicas). Essa foi a primeira data que no Brasil se reuniram mais de 100 lésbicas de vários estados para debater, pensar e falar sobre as nossas questões enquanto lésbicas.

Para homenagear esse dia que nasceu da resistência e da luta pela construção de um novo modelo de sociedade, é que foi escolhido o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica.
Porque um Dia de Visibilidade Lésbica?
Porque numa sociedade que tem por norma a heterossexualidade, se não mencionamos, se não mostramos que existimos, somos ignoradas:
- o que não se vê não existe
- o que não se conhece dá medo, ódio e desperta fantasias negativas. Em outras palavras alimenta a discriminação. Para contrastar esse movimento é que criamos um dia de Resistência e Luta.
Como toda cultura “invisível”, ignorada, pouco conhecida, não tem ainda muitas imagens próprias. Entendemos que para nossa identidade lésbica é fundamental ter modelos próprios e para nossa luta lésbica é fundamental referendar nossa trajetória. Por isto também queremos homenagear aqui algumas mulheres que ajudaram a construir nossa história: Gloria Anzaldúa, Chavella Vargas, Adriane Rich, Cherie Moraga, Clarice Lispector, Rosely Roth, Audre Lorde, K. D. Lang, Alicia D’Amico, Monique Witting, Safina
Newbery, Claudia Hinojosa, Martina Navratilova, Felipa de Sousa, Helen de Genares, Cássia Eller, entre outras e outras e outras…

Quando as lésbicas são chamadas de “gays” ou de “homossexuais femininos”, está se falando unicamente de uma orientação sexual diferente da norma, mas
quando falamos de lésbicas, se acrescenta uma outra conotação. Na sociedade patriarcal, onde o importante sempre é o masculino (pater), um casal de mulheres é, também, um ato de resistência, de rebeldia, de dizer: não queremos ser iguais, não queremos ser como a norma, a sua sociedade não nos interessa. Olhem pra nós, nós sim podemos! Existimos e aqui estamos subvertendo os conceitos e valores de poder e de força que esta sociedade dá as mulheres.

É por isto que entendemos importante reivindicar a palavra lésbica e o dia da Visibilidade, porque este dia, o 29 de Agosto, é de LUTA, um dia de afirmar nossa rebeldia numa sociedade que não nos contempla, de demonstrar as forças que temos para a construção de um mundo melhor. E é também um dia de FESTA, porque como dizia a feminista Ema Goldman, ’se não posso dançar,
não me interessa tua revolução’.



Por Texto de Mariana Pessah – Mulheres Rebeldes 27/08/2005 às 02:25
Share on Google Plus

Sobre Equipe Noticia G

O Noticia G é um blog de notícias LGBT sob o princípio da diversidade. Portanto, divulgamos tudo o que cremos ser relativo a todo SER HUMANO. O blog NOTICIA G não mantém qualquer vínculo empregatício com seus colaboradores/colunistas. Todos o fazem por livre e espontânea vontade. As opiniões expressas pelos colaboradores/colunistas não refletem necessariamente a opinião do blog. Se você detém direitos sobre qualquer assunto/mídia veiculado no blog, favor contatar para retirarmos (noticiag@hotmail.com)
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário