News
Loading...

Siga-nos!

Mitos sobre a ressaca de carnaval


O Mais Você desta segunda-feira de carnaval, 7 de março, abordou um tema para os foliões que já perderam a festa porque exageraram na dose e para aqueles que não desejam estragar o seu carnaval por causa da RESSACA.

Para falar sobre o assunto, Ana Maria contou com a ajuda do doutor Guilherme Furtado, que explicou que os sintomas da ressaca têm várias causas. “O álcool tem efeito desidratante causado pela elevação da produção de urina (efeito diurético), o qual causa dor de cabeça, boca seca e letargia”.

O médico contou ainda que o efeito do álcool no revestimento estomacal pode contribuir para a náusea. Os produtos do metabolismo do álcool podem diminuir a glicogênese no fígado, causando hipoglicemia. Uma vez que a glicose é a fonte de energia para o cérebro, sua falta pode contribuir para sintomas da ressaca como fadiga, fraqueza, distúrbios de humor e perda de concentração e atenção.

Outro fator que contribui para a ressaca são os produtos decorrentes da quebra do álcool pelas enzimas do fígado. O acetaldeído, decorrente do metabolismo do álcool tem toxidade, contribuindo para a ressaca. Uma vez que a vitamina B12 é usada no metabolismo do álcool, seu consumo exagerado pode acarretar na deficiência desta. Como relação ao sistema nervoso central, a remoção dos efeitos depressores que o álcool tem sobre ele podem contribuir para a sensibilidade à luz ou ao barulho.

MITOS E VERDADE SOBRE A RESSACA

BEBER MAIS COMBATE A RESSACA - MENTIRA

 Há quem recorre ao drink Blood Mary, feito com vodka e suco de tomate. Dr. Guilherme Furtado explica que o suco de tomate é sim, ótimo para a ressaca, pois contem magnésio e potássio. Ao contrário da crença popular, a vodka apenas adia o inevitável.

 TORRADA QUEIMADA – MENTIRA  

Diziam que a torrada queimada funcionaria no organismo como um filtro no organismo. Acham que o carvão do pão vai ser um carvão ativado e que vai absorver o álcool. É mentira!

 CAFÉ PRETO- MENTIRA

 O café contém uma quantidade elevada de cafeína, que é um estimulante e, portanto, ajuda a acabar com a fadiga. Porém, geralmente, não é bom para a ressaca.

 GORDURA FILTRA O ÁLCOOL – VERDADE

Comer alimentos fritos ou gordurosos antes de beber pode ajudar. Qualquer coisa que você coma antes de exagerar na bebida ajuda a prevenir uma ressaca. Os alimentos gordurosos grudam no estômago, fazendo uma cobertura mais duradoura e, portanto, diminuindo a absorção do álcool.

 OVOS – VERDADE

Comer ovos na manhã seguinte dá energia como qualquer outro alimento e podem ser uma ajuda em potencial para limpar as toxinas que sobram.

BANANAS – VERDADE

O potássio ajuda no combate a ressaca. Outros alimentos ricos em potássio como o kiwi ou bebidas isotônicas também funcionam.

ÁGUA – VERDADE

Consumir bastante líquido depois de uma noite de bebedeira combate a desidratação e ajuda a diluir as toxinas que sobram no estômago. Acrescentar sal e açúcar à água vai ajudar. Como método preventivo, beber um copo de água para cada drink.

SUCO DE FRUTA – VERDADE

A frutose, ou açúcar de frutas, contida nos sucos ajuda a aumentar a energia do organismo. Suplementos vitamínicos com alto teor de vitaminas C e também são eficazes.

Fonte: Rede Globo/Mais Você
Share on Google Plus

Sobre Equipe Noticia G

O Noticia G é um blog de notícias LGBT sob o princípio da diversidade. Portanto, divulgamos tudo o que cremos ser relativo a todo SER HUMANO. O blog NOTICIA G não mantém qualquer vínculo empregatício com seus colaboradores/colunistas. Todos o fazem por livre e espontânea vontade. As opiniões expressas pelos colaboradores/colunistas não refletem necessariamente a opinião do blog. Se você detém direitos sobre qualquer assunto/mídia veiculado no blog, favor contatar para retirarmos (noticiag@hotmail.com)
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário