News
Loading...

Siga-nos!

A redescoberta de Ida Kar

Você sabe quem foi Ida Kar? Se também não sabe, não se preocupe. Quase ninguém mais sabe quem foi Ida Kar. Até mesmo quem já era um ser vivente na década de 60 do século passado costuma não ligar o nome à pessoa. E Ida Kar já foi uma das personalidades mais famosas das décadas de 50 e 60 justamente por ter se especializado em fotografar personalidades famosas das décadas de 50 e 60. 
Pelas lentes de Ida Kar (1908-1974) passaram rostos como os de Ionesco, Henry Moore, George Braque, Sartre, Shostakovich, Bertrand Russell, T.S. Eliot, André Breton... Ida, como a maioria dos intectuais de sua época, gostava de uma boemia. Seus retratos formam o perfil da cena cultural e boêmia da Londres no pós-guerra. O perfil masculino, diga-se de passagem. "Fotografo pessoas famosas", costumava dizer Ida. "E as pessoas famosas quase sempre são homens." Nem por isso ela deixou de registrar retratos impecáveis de Doris Lessing e Maggie Smith. 

Russa com ascendência armênia, a fotógrafa estudou em Paris, morou no Cairo e manteve-se em Londres a partir de 1945. Foi a primeira profissional da fotografia — de qualquer sexo — a ganhar uma retrospectiva sobre seu trabalho em galeria de respeito. Foi em 1960 na Whitechapel, em Londres, galeria que até hoje ajuda a determinar o que é arte. Naquela época, a fotografia não era considerada arte. Ida Kar fez com que passasse a ser. 

Famosa no seu tempo, Ida começou a cair no esquecimento depois de sua morte. Isso pode mudar agora. Seu trabalho está sendo reavaliado com uma superexposição na National Portrait Gallery, em Londres. Inaugurada nesta quinta-feira, "Ida Kar: Bohemian fotographer — 1908-1974" fica em cartaz até 19 de junho.

Share on Google Plus

Sobre Equipe Noticia G

O Noticia G é um blog de notícias LGBT sob o princípio da diversidade. Portanto, divulgamos tudo o que cremos ser relativo a todo SER HUMANO. O blog NOTICIA G não mantém qualquer vínculo empregatício com seus colaboradores/colunistas. Todos o fazem por livre e espontânea vontade. As opiniões expressas pelos colaboradores/colunistas não refletem necessariamente a opinião do blog. Se você detém direitos sobre qualquer assunto/mídia veiculado no blog, favor contatar para retirarmos (noticiag@hotmail.com)
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário