News
Loading...

Siga-nos!

RACISMO:Conselho Nacional de Educação volta atrás


BRASÍLIA - O Conselho Nacional de Educação (CNE) reviu o parecer em que pedia ao Ministério da Educação (MEC) que deixasse de distribuir a escolas públicas livros com conteúdo racista, entre eles "Caçadas de Pedrinho", de Monteiro Lobato. Reunida ontem, a Câmara de Educação Básica do CNE aprovou novo texto em que enfatiza a necessidade de contextualização de obras literárias escritas em outras épocas, quando o preconceito racial era tolerado.
"O Conselho Nacional de Educação entende que, assim como é importante o contexto histórico em que se produziu a obra literária, tão ou mais importante é o contexto histórico em que se produz a leitura dessa obra", diz nota divulgada pelo CNE. "Uma sociedade democrática deve proteger o direito de liberdade de expressão e, nesse sentido, não cabe veto à circulação de nenhuma obra literária e artística. Porém, essa mesma sociedade deve garantir o direito à não discriminação, nos termos constitucionais e legais, e de acordo com os tratados internacionais ratificados pelo Brasil".
A revisão só ocorreu após o MEC divulgar texto, no mês passado, recomendando a professores que utilizam a obra de Monteiro Lobado que tenham o cuidado de contextualizá-la. O primeiro parecer foi aprovado em setembro, mas ministro Fernando Haddad rejeitou o texto. O MEC informou que a nova versão será homologada.

Fonte: O Globo
Share on Google Plus

Sobre Unknown

O Noticia G é um blog de notícias LGBT sob o princípio da diversidade. Portanto, divulgamos tudo o que cremos ser relativo a todo SER HUMANO. O blog NOTICIA G não mantém qualquer vínculo empregatício com seus colaboradores/colunistas. Todos o fazem por livre e espontânea vontade. As opiniões expressas pelos colaboradores/colunistas não refletem necessariamente a opinião do blog. Se você detém direitos sobre qualquer assunto/mídia veiculado no blog, favor contatar para retirarmos (noticiag@hotmail.com)
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário