News
Loading...

Siga-nos!

Conselho Nacional de Juventude elege presidente gay



Na ultima quinta-feira (16/05), com 43 votos a favor, o Conselho Nacional de Juventude elegeu como seu novo presidente o jovem gay Alessandro Melchior, 26 anos, secretário de finanças da ABGLT – Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.
O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) foi criado em 2005, junto com a Secretaria Nacional de Juventude, a qual é ligada à Secretaria Geral da Presidência da República. O Conselho é composto por 60 membros, sendo 40 da sociedade civil e 20 do governo. Suas atribuições incluem a formulação e proposição de diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude, o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens e a promoção do intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais.
Alessandro concorreu com mais três candidatos(as). No decorrer do processo dois retiraram  suas candidaturas. O outro candidato, da União Geral dos Trabalhadores, teve quatro votos.
Agradecemos a todas as entidades e órgãos que confiaram no candidato da ABGLT. Nesses tempos de reivindicações de políticas de combate ao fundamentalismo religioso e de defesa do Estado laico, é fundamental ter como presidente desse Conselho também importante para o futuro do país alguém que representa, entende e respeita a diversidade humana.
Alessandro começou sua minha militância no movimento estudantil secundarista, na UMES-São José do Rio Preto do Rio Preto, ainda na adolescência. Posteriormente atuou como gestor municipal e iniciou o contato com a agenda internacional de juventude, pela Unidade Temática de Juventude da Rede de Mercocidades, que reúne os órgãos gestores de juventude dos municípios membros dessa rede. Em 2008 começou sua atuação no movimento LGBT, sendo eleito para a Comissão Executiva do Fórum Paulista LGBT. Posteriormente foi indicado para a Coordenação de Juventude da ABGLT, representando esta instituição desde 2010 no Conjuve. No primeiro mandato no Conjuve, foi representante na Reunião Especializada de Juventude do Mercosul, e no segundo mandato integrou a Coordenação da Comissão de Acompanhamento de Políticas e Programas. Também é integrante da CAMS - Comissão Nacional de Articulação com os Movimentos Sociais do Ministério da Saúde.
A eleição do Alessandro coincide com a comemoração do Dia Internacional contra a Homofobia e Transfobia, celebrado em 17 de maio. A data foi escolhida porque em 17 de maio de 1990, a 43ª Assembleia Mundial da Saúde, órgão máximo de decisão da Organização Mundial da Saúde, aprovou a retirada da homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (foi classificada como doença entre 1945 e 1990). A nova classificação entrou em vigor entre os países-membro das Nações Unidas a partir de 1º de janeiro de 1993. A data consta no calendário oficial do Brasil (Decreto Presidencial de 04/06/2010).

Fonte: ABGLT


Share on Google Plus

Sobre Equipe Noticia G

O Noticia G é um blog de notícias LGBT sob o princípio da diversidade. Portanto, divulgamos tudo o que cremos ser relativo a todo SER HUMANO. O blog NOTICIA G não mantém qualquer vínculo empregatício com seus colaboradores/colunistas. Todos o fazem por livre e espontânea vontade. As opiniões expressas pelos colaboradores/colunistas não refletem necessariamente a opinião do blog. Se você detém direitos sobre qualquer assunto/mídia veiculado no blog, favor contatar para retirarmos (noticiag@hotmail.com)
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário