News
Loading...

Siga-nos!

Dia Internacional de Combate a Homofobia é comemorado em Cabo Frio

"Diversas ações acontecem em vários locais da cidade marcando o mês de Combate a Homofobia." 

A cidade de Cabo Frio celebra hoje (17) o Dia Municipal de Combate à Homofobia. O ato público culminante com uma grande ação social faz parte de uma parceria com a Prefeitura, Câmara Municipal e demais organizações não-governamentais para desenvolver eventos alusivos a essa temática na cidade.

O dia 17 de Maio é o Dia Internacional e Municipal de Combate à Homofobia, e nesse sentido o Grupo Iguais, instituição que luta contra as diferenças em prol da classe LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) de Cabo Frio, realizará diversas ações visando sensibilizar a população contra qualquer tipo de preconceito.

Na ação que ocorre todo ano na principal praça da cidade além de discursos, shows, vídeos e da distribuição de materiais informativos de combate a homofobia serão oferecidos diversos serviços como:

Secretaria da Mulher - Informações sobre denúncias sobre violência da mulher, distribuição de cartilhas da Lei Maria da Penha, aconselhamento e mais informações sobre o CRAM (Centro de Referência da Mulher).

Secretaria de Combate as Drogas - Informações sobre o combate as drogas, aconselhamento e apoio ao dependente químico entre outros serviços.

Programa Municipal de DST/AIDS - Distribuição de preservativos (femininos e masculinos) gel lubrificante e panfletos informativos, informações sobre como utilizar o preservativo e sobre o teste rápido. 

Coordenadoria de Estatística do Município - Estará realizando uma pesquisa sobre homofobia no município.

20ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Prestará assessoria jurídica gratuita aos transeuntes.

Curso de Enfermagem da UVA - Aferimento de Pressão e informações sobre saúde.

Curso de Educação Física da UVA - Atividades de Educação Física (Jump e aeróbica)



Escolha da data - Entre 1948 e 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a homossexualidade como um transtorno mental. Em 17 de maio de 1990, a Assembléia geral da OMS aprovou a retirada do código 302.0 (Homossexualidade) da Classificação Internacional de Doenças, declarando que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”. A nova classificação entrou em vigor entre os países-membro das Nações Unidas em 1993. Com isso, marcou-se o fim de um ciclo de 2000 anos em que a cultura judaico-cristã encarou a homossexualidade, primeiro como pecado, depois como crime e, por último, como doença.

As ações estão amparadas pela Lei Municipal 2.334 de Janeiro de 2011 e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cabo Frio.


Programação ao longo do Mês:


· II Fórum de Direitos Humanos, 22/05 às 19h;
(Câmara Municipal de Vereadores)

· Seminário Gênero e Diversidade: Temas em Debate, 29/05 às 19h;
(Universidade Veiga de Almeida) 
Share on Google Plus

Sobre Unknown

O Noticia G é um blog de notícias LGBT sob o princípio da diversidade. Portanto, divulgamos tudo o que cremos ser relativo a todo SER HUMANO. O blog NOTICIA G não mantém qualquer vínculo empregatício com seus colaboradores/colunistas. Todos o fazem por livre e espontânea vontade. As opiniões expressas pelos colaboradores/colunistas não refletem necessariamente a opinião do blog. Se você detém direitos sobre qualquer assunto/mídia veiculado no blog, favor contatar para retirarmos (noticiag@hotmail.com)
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário