News
Loading...

Siga-nos!

ONU pede que presidente de Uganda vete lei contra a população LGBT

Foto: Reprodução Internet
O escritório da ONU para os direitos humanos pediu na sexta-feira (27) que o presidente de Uganda vete a lei contra a população LGBT, cujo projeto foi aprovado pelo Parlamento no dia 20 de dezembro. O apelo é para que o país garanta os direitos de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT) contra a violência e a discriminação.

"Indivíduos LGBT em Uganda são uma minoria vulnerável e marginalizada, que já enfrenta violência e discriminação. Se assinada pelo presidente, esta nova lei vai reforçar o estigma e o preconceito e institucionalizar a discriminação", disse a porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (ACNUDH), Ravina Shamdasani.

Se o texto for promulgado, quem mantiver um relacionamento homoafetivo no país será condenado à prisão perpétua e quem "promover" a homossexualidade pode ir para a prisão.

O ACNUDH observou que a lei teria um efeito negativo não só sobre os direitos fundamentais da população LGBT de Uganda, mas também sobre o trabalho dos defensores dos direitos humanos e dos esforços para enfrentar o HIV/Aids no país.

A agência acrescentou que o projeto de lei viola os direitos à liberdade, à privacidade, à não discriminação e à liberdade de expressão, reunião e associação pacíficas protegidos pela Constituição do país, pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pelo Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos ratificado por Uganda.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu a descriminalização completa e universal da homossexualidade, ainda considerada crime em 76 países, ressaltando que os direitos humanos devem sempre triunfar sobre atitudes culturais e restrições sociais.

Fonte: Athos GLS
Share on Google Plus

Sobre Unknown

O Noticia G é um blog de notícias LGBT sob o princípio da diversidade. Portanto, divulgamos tudo o que cremos ser relativo a todo SER HUMANO. O blog NOTICIA G não mantém qualquer vínculo empregatício com seus colaboradores/colunistas. Todos o fazem por livre e espontânea vontade. As opiniões expressas pelos colaboradores/colunistas não refletem necessariamente a opinião do blog. Se você detém direitos sobre qualquer assunto/mídia veiculado no blog, favor contatar para retirarmos (noticiag@hotmail.com)
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário