News
Loading...

Siga-nos!

Associação Cultural Embaixada das Caricatas


Desde 1991, quando foi criado o TERREIRÃO DO SAMBA, que, a convite do Assessor de Carnaval da RIOTUR, Dr.José Messias, um grupo de Atores vem trabalhando para o engrandecimento do Carnaval do Rio, mantendo sua tradição, através de uma Barraca, denominada "EMBAIXADA DAS CARICATAS", servindo, de forma teatral, comida, bebida e sobretudo muita alegria.
A partir do sucesso alcançado no 1º ano, merecendo fazer parte do grupo dos "Melhores do Carnaval" (fato inédito em se tratando de uma simples barraca de carnaval), título que vem sendo mantido até o ano 2008, sempre invicta.
O trabalho é uma mistura suave do Teatro Grego, Teatro Kabuqui, Teatro Romano e Banda de Ipanema, numa dosagem liquidificada e bem humorada, tendo como alvo o Público Popular e ao mesmo tempo sofisticado do Terreirão do Samba.
Servindo como ponto de referência do Público GLBT dentro do Terreirão do Samba, a barraca tornou-se desde sempre um ícone do Carnaval Carioca, no que diz respeito à preservação dos direitos humanos e na luta contra os preconceitos por parte daqueles que prestam serviços naquela festa popular.
A Instituiçao integra o Fórum Estadual de Entidades GLBT do Rio de Janeiro espaço onde são discutidas as questões que envolvem este segmento da sociedade, sempre tentando soluções para os mais variados problemas que decorrem da homofobia existente em nosso País.
Como mostram as fotos de Henrique Matos os figurinos são temáticos, sempre lembrando "rumbeirinhas-garçonetes" que rebolam o tempo todo, enquanto servem seus "clientes".
Devido ao nº de Artistas que freqüentam a Barraca, em 1999 a dita cuja se transformou em uma Associação Cultural, que tem como um dos principais objetivos ajudá-los a "furar" o cerco do difícil mercado de trabalho.
ARTIGO 2º- SÃO FINALIDADES DA EMBAIXADA DAS CARICATAS:
a) Manter a Barraca no Terreirão do Samba, junto aos Órgãos Públicos e a Associação Cultural dos Barraqueiros do Terreirão do Samba.
b) Promover o estudo dos movimentos que envolvam atividades Artísticas, Culturais, Sociais, Científicas, Esportivas, Filantrópicas entre as comunidades, mantendo suas tradições
c) Combater todo e qualquer tipo de discriminação social, sexual, racial e religiosa dos indivíduos.
d) Promover festas, eventos e manifestações culturais dentro e fora do Estado do Rio de Janeiro.
e) Produzir shows artísticos e culturais.
f) Promover atividades carnavalescas, tais como: Bandas, Blocos, Grupos, Escolas de Samba e atividades afins.
g) Representar e agenciar seus Associados ou não em atividades Artísticas e/ou Culturais, junto a Empresas, Órgãos Públicos ou Instituições.
h) Receber e dar quitação aos trabalhos realizados pelos representados e/ou agenciados na alínea “g” deste artigo.
i) Apoiar e representar outros GRUPOS ORGANIZADOS.
j) Solicitar apoio institucional, junto aos Órgãos Públicos ou Empresas, para os projetos da Entidade ou de outras Pessoas Físicas ou Jurídicas
SOMOS: ADAGOBERTO ARRUDA, JUAREZ LESSA, SÉRGIO MIGUEL BRAGA, MÁRCIO LOBO e EVERTON FRANK, o elenco fixo deste "teatro mambembe", voltado para o CARNAVAL do Rio de Janeiro, sempre a seu inteiro dispor.
_________________________________________________
Share on Google Plus

Sobre Unknown

O Noticia G é um blog de notícias LGBT sob o princípio da diversidade. Portanto, divulgamos tudo o que cremos ser relativo a todo SER HUMANO. O blog NOTICIA G não mantém qualquer vínculo empregatício com seus colaboradores/colunistas. Todos o fazem por livre e espontânea vontade. As opiniões expressas pelos colaboradores/colunistas não refletem necessariamente a opinião do blog. Se você detém direitos sobre qualquer assunto/mídia veiculado no blog, favor contatar para retirarmos (noticiag@hotmail.com)
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário