News
Loading...

Siga-nos!

94 Candidatos(as) LGBT e aliados(as) nas eleições municipais de 2008

Estado de São Paulo lidera com 14 candidatos(as)

A ABLGT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais) recebeu informações sobre 94 candidaturas LGBT ou de aliados(as) da causa, nas eleições municipais de 2008.
A lista de candidaturas está sendo mantida no site da instituição http://www.abglt.org.br/port/eleicoes2008.php com o propósito de colaborar com a promoção do voto consciente entre a comunidade LGBT. (A lista também consta abaixo).
Léo Mendes, diretor de comunicação da ABGLT, está entre os 22 candidatos assumidamente gays. Léo está temporariamente licenciado do seu cargo na diretoria da ABGLT devido a sua candidatura pelo Partido dos Trabalhadores na cidade de Goiânia.
Há registro de candidaturas em 20 das 27 unidades da federação. São Paulo lidera com 14, seguido da Bahia com 13. Quinze travestis e transexuais, 2 lésbicas e 43 aliadas(os) da causa também são candidatas(os).
Dos(as) 16 candidatos(as) a prefeito(a), nenhum(a) é LGBT, contudo 8 deles são deputados(as) federais que integram a Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT: Cida Diogo (PT/RJ), Chico Alencar (PSOL/RJ), Fernando Gabeira (PV/RJ), Solange Amaral (DEM/RJ), Fátima Bezerra (PT/RN), Luciana Genro (PSOL/RS), Manuela D’Ávila (PCdoB/RS) e Maria do Rosário (PT/RS).
Há candidatos(as) de 18 dos 25 partidos políticos, variando da direita à esquerda. O Partido dos Trabalhadores é o mais representado, com 34 candidatos(as), seguido de PCdoB (9), PSOL (8), PPS (6), PV (6), PDT (4), PR (4), PSB (4), DEM (2), PMDB (2), PRTB (2), PSDB (2), PTN (2), PCB (1), PMN (1), PRB (1), PTB (1), PTdoB (1).
Toni Reis, presidente da ABGLT considera “interessante a organização de coletivos ou núcleos LGBT nos partidos políticos. Além de fortalecer a militância política da categoria, é também uma forma de incidir sobre a aprovação de legislação que promova e defenda os direitos humanos da comunidade LGBT, uma vez que as propostas podem ser articuladas dentro dos partidos e muitas vezes os partidos votam “fechados”, em bloco, o que facilita a aprovação de projetos de leis.”

Termo de Compromisso

Também disponível na mesma página do site da ABGLT (Eleições 2008) está um conjunto de reivindicações levantadas pelas organizações afiliadas à ABGLT referente ao Executivo e o Legislativo para o período de 2009 a 2012, denominadas “Campanha: Voto contra a Homofobia, Voto pela Cidadania”. No caso do Executivo, as 44 propostas dizem respeito aos direitos humanos, educação, saúde, segurança pública, ação social, cultura, juventude, desenvolvimento econômico, funcionalismo público, comunicação, turismo, justiça, obras públicas, meio ambiente e transporte coletivo.
Já as propostas para o Legislativo incluem a aprovação de leis municipais contra a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero; a formação de Frentes Parlamentares Municipais pela Cidadania LGBT; a aprovação de leis que incluem datas comemorativas LGBT no calendário oficial: 29 de janeiro: Dia da Visibilidade das Travestis; 17 de maio: Dia Municipal Contra a Homofobia; 28 de junho: Dia do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais; 29 de agosto: Dia da Visibilidade Lésbica.
O objetivo do documento de reivindicações é obter de candidatos que procurem o apoio de organizações LGBT o seu compromisso com a promoção da cidadania destes segmentos da sociedade. A ABGLT, assim como suas organizações afiliadas, está aberta para o diálogo com as candidaturas. Portanto, há um termo de compromisso no final do documento para o(a) candidato(a) assinar.

Informações adicionais
Toni Reis, Presidente da ABGLT
41 9602 8906
presidencia@abglt.org.br
Share on Google Plus

Sobre Unknown

O Noticia G é um blog de notícias LGBT sob o princípio da diversidade. Portanto, divulgamos tudo o que cremos ser relativo a todo SER HUMANO. O blog NOTICIA G não mantém qualquer vínculo empregatício com seus colaboradores/colunistas. Todos o fazem por livre e espontânea vontade. As opiniões expressas pelos colaboradores/colunistas não refletem necessariamente a opinião do blog. Se você detém direitos sobre qualquer assunto/mídia veiculado no blog, favor contatar para retirarmos (noticiag@hotmail.com)
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário