News
Loading...

Siga-nos!

Professora é demitida em Muriaé por cartaz com beijo lésbico


por Ana Cláudia Barros

Um cartaz, com a insinuação de duas mulheres se beijando, provocou polêmica em uma faculdade particular em Muriaé, na Zona da Mata mineira. A peça seria usada para divulgar a 7ª Semana Acadêmica do Serviço Social, realizada pela FAMINAS, mas foi vetada pela instituição, conforme o presidente do Movimento Gay de Minas, Marco Trajano, que acompanha o caso.

De acordo com ele, a coordenadora do curso de Serviço Social, responsável pela organização do evento, não aceitou a determinação da direção da faculdade, que propôs a alteração do cartaz. A docente, segundo Trajano, alegou que a ordem feria o código de ética da profissão, e decidiu cancelar o encontro, cujo objetivo seria discutir movimentos sociais e excluídos. Homofobia figurava entre os temas da pauta. A professora foi demitida.

- Ela disse que ou o cartaz iria daquele jeito ou a semana seria cancelada. Falou, ainda, que iria comunicar aos alunos o que estava acontecendo. E foi o que ela fez. No dia seguinte, foi demitida - conta o presidente do MGM.

Em nota de esclarecimento, divulgada hoje, a assessoria de comunicação da FAMINAS se limitou a afirmar que as atividades culturais, de pesquisa e de extensão fomentadas pela instituição "se pautam no respeito à diversidade, na busca constante da diminuição das distâncias sociais." Informou, ainda, que, diante do cancelamento, o evento será remarcado para o segundo semestre.

Questionada sobre o caso e os motivos que levaram à demissão da coordenadora do curso de Serviço Social, a assessoria comunicou que somente o procurador da instituição, Eduardo Goulart, estava habilitado para falar sobre as questões referentes à FAMINAS, e que ele estava viajando.

Alvo da polêmica

O cartaz recusado era, na verdade, a reprodução da capa da agenda 2010 do Conselho Federal de Serviço Social, em que aparecem, ainda, a imagem de um negro, um índio, um trabalhador sem-terra, um cadeirante. Para o presidente do MGM, o caso é uma demonstração explícita de demagogia.

- A faculdade se propõe a discutir a homossexualidade numa mesa, mas não se propõe a combater a homofobia de fato. É preconceituosa, e mais do que isso, como todo bom preconceito hoje, ainda é covarde, porque não assume de fato a posição que teve nos bastidores em relação a esse evento. Por outro lado, temos um ponto positivo, que foi a posição da professora, que se mostrou extremamente ética e, mais ainda, a posição dos alunos, tanto da psicologia quanto do serviço social, que denunciaram a discriminação.

Trajano adianta que o Movimento Gay de Minas encampará três ações como forma de repúdio ao episódio.

- A primeira delas é interpelar a FAMINAS, através da Lei 14.170, que é a lei de combate à homofobia do estado de Minas Gerais. Sendo uma personalidade jurídica, vamos questioná-la através dessa lei. A segunda vai ser uma denúncia junto ao MEC, porque essa postura é contrária às orientações do Plano Brasil sem Homofobia, do qual o MEC tem uma série de ações voltadas para o combate da homofobia. A terceira será um beijaço, no próximo dia 31, em frente à faculdade. Vamos levar um ônibus. Ainda não sabemos se vamos alugar um pequeno trio elétrico ou um carro de som, mas imagino umas 80 pessoas no beijaço. Já que não pode no cartaz, a gente vai ao vivo.

Fonte: Terra

COMUNICADO OFICIAL DA FACULDADE DE MINAS

FAMINAS – MURIAÉ sobre o III Congresso de Políticas Públicas

No período de 17 a 19 de maio estava previsto para ocorrer na FAMINAS o III CONGRESSO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. Tendo em vista seu cancelamento, vimos comunicar que o mesmo será realizado no segundo semestre de 2010, sendo os informes divulgados durante o mês de agosto.
As atividades Culturais, de Extensão e Pesquisa fomentadas pela Faculdade de Minas – FAMINAS – Muriaé se pautam no respeito à diversidade, na busca constante da diminuição das distancias sociais a qual a comunidade acadêmica vem incessantemente combater de forma a cumprir com os preceitos da Missão Institucional “ser uma entidade comprometida com a causa da educação, visando formar profissionais competentes e éticos servindo pessoas e instituições, atendendo as suas necessidades com qualidade superior”.
A FAMINAS é espaço aberto de universalização do saber que somado ao diálogo é um dos caminhos para efetivar o crescimento epistemológico, máxima de qualquer instituição de ensino.
Diante do seu compromisso com as causas sociais, a FAMINAS transporta para fora de seus muros, através de seus docentes e discentes, todos os recursos oriundos do conhecimento adquirido e construído no ambiente acadêmico, nas áreas de comunicação e cultura; direitos humanos; educação; social; meio ambiente; saúde; política; tecnologia e trabalho.

Assessoria de Comunicação – FAMINAS/Muriaé
Share on Google Plus

Sobre Unknown

O Noticia G é um blog de notícias LGBT sob o princípio da diversidade. Portanto, divulgamos tudo o que cremos ser relativo a todo SER HUMANO. O blog NOTICIA G não mantém qualquer vínculo empregatício com seus colaboradores/colunistas. Todos o fazem por livre e espontânea vontade. As opiniões expressas pelos colaboradores/colunistas não refletem necessariamente a opinião do blog. Se você detém direitos sobre qualquer assunto/mídia veiculado no blog, favor contatar para retirarmos (noticiag@hotmail.com)
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários :

  1. Acho super digno o movimento social desencadeado pelo ato. Estarei lá, junto com o pessoal da UFV fazendo parte do beijaço.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria somente de saber o motivo pelo qual não foi realizado o tão divulgado "beijaço" no dia 31 em frente a faminas, alunos engajados na luta contra a ação inconsequente da instituição se preperavam para estar junto frente aos protestantes mas não o fizeram por que motivo?

    ResponderExcluir