News
Loading...

Siga-nos!

Jean Willys perde vaga na Câmara após recontagem


TSE decide por recontagem que tira vaga de ex-BBB na Câmara
Brasília - O ministro Marco Aurélio, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aceitou, nesta terça-feira, uma liminar para a recontagem dos votos do Rio de Janeiro à bancada do PTdoB na Câmara, segundo informações oficiais. Com isso, o candidato e ex-BBB Jean Willys (Psol), que havia sido eleito pela contagem antiga, perde sua vaga para Cristiano José Rodrigues de Souza (PTdoB).

O documento determina que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) refaça o cálculo dos votos destinados à bancada do PTdoB do Rio de Janeiro na Câmara, considerando que os votos pertencem à legenda e não ao candidato. A partir da mudança, o partido elegerá, pelo quociente eleitoral, Cristino Souza, que recebeu 29.176 votos válidos. Jean Willys havia recebido 13.018 votos.

Aurélio afirmou que o pedido foi feito porque o PTdoB não havia alcançado o quociente eleitoral, calculado em 173.884. Isso ocorreu porque 18 concorrentes ao cargo de deputado federal pela legenda, que obtiveram juntos 18.579 votos, tiveram seus registros de candidatura indeferidos, tornando seus votos nulos. Com o recálculo, o PTdoB passará a computar um total de 176.648 votos válidos.

Por outro lado, a medida implica a cassação de votos destinados ao Psol que foram dirigidos ao candidato Jean Willys, que havia ficado com a última vaga das sete que o partido tinha direito - número agora reduzido para seis.

De acordo com informações oficiais, o ministro entendeu que os votos pertencem ao partido e não ao candidato. Segundo ele, a nulidade dos votos prejudica "a eleição do candidato, mas não afasta a atribuição dos votos à legenda".

Fonte: O Dia
Share on Google Plus

Sobre Equipe Noticia G

O Noticia G é um blog de notícias LGBT sob o princípio da diversidade. Portanto, divulgamos tudo o que cremos ser relativo a todo SER HUMANO. O blog NOTICIA G não mantém qualquer vínculo empregatício com seus colaboradores/colunistas. Todos o fazem por livre e espontânea vontade. As opiniões expressas pelos colaboradores/colunistas não refletem necessariamente a opinião do blog. Se você detém direitos sobre qualquer assunto/mídia veiculado no blog, favor contatar para retirarmos (noticiag@hotmail.com)
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário