News
Loading...

Siga-nos!

Empregabilidade,tema da Parada de Bauru/SP


Assunto ligado à cidadania é divulgado no Dia do Orgulho Gay e antecipa rumo de movimento

Em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho Gay/Lésbico, a Associação Bauru pela Diversidade (ABD) anuncia o tema oficial da 5ª Parada da Diversidade, que acontecerá em agosto deste ano, em Bauru.  “Empregabilidade gera cidadania” será a bandeira levantada pela ABD.

O Dia Internacional do Orgulho Gay/Lésbico, comemorado oficialmente em 28 de junho, é o principal marco simbólico para o movimento homossexual em todo o mundo.  Iniciou-se em 1969 após a rebelião de Stonewall, quando homossexuais que frequentavam um bar com esse nome na cidade de Nova York, enfrentaram uma série de resistência com a polícia local.

Os motins de Stonewall marcaram o começo do movimento de “libertação gay”, que transformou a opressão em campanhas para o reconhecimento do direito civil dos homossexuais. Apesar da ABD não possuir um calendário especial para este dia na cidade, faz um convite para uma reflexão da população sobre os benefícios já conquistados pelo movimento em Bauru. Com quatro anos de existência, o movimento da associação da diversidade estampa suas três principais conquistas. A primeira aconteceu em setembro de 2010 após a publicação da Lei Municipal 5.972, que instituiu a Semana de Combate ao Preconceito e a Discriminação. “Bauru é a única cidade no Brasil a ter uma lei que estipula uma data especial para esse segmento”, aponta o coordenador da ABD, Rick Ferreira.

A Semana de Combate ao Preconceito acontece todos os anos na última semana do mês de agosto e antecede a Parada da Diversidade. O evento fica responsável por encerrar o calendário de festividades em comemoração ao aniversário da cidade. Já a segunda conquista enfatizada pela ABD no Dia Internacional do Orgulho Gay/Lésbico é a criação do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual, respaldada pela Lei Municipal 6.073/de maio de 2011. A terceira vitória refere-se aos avanços que a cidade já apresentou em relação à busca de criminalização para os crimes envolvendo homofobia. “Bauru era uma cidade conservadora e sempre tivemos resistência quando o assunto era gays. Hoje a ABD mostra com todas essas ações que esse pensamento foi quebrado”, elenca Rick.

Objetivo traçado
Com o objetivo de sensibilizar empresas e empregadores desde já, a Associação Bauru pela Diversidade esteve no Café com Política do JC na manhã de ontem (27/06) e aproveitou para antecipar que o tema oficial da Parada da Diversidade será “Empregabilidade gera cidadania”. O objetivo da campanha segundo explica o coordenador de comunicação da ABD, é orientar empresários de toda a cidade quanto ao potencial na aposta pela diversidade. “O mundo é diverso. Investir na oportunidade de emprego aos deficientes e homossexuais é humano e representa o respeito pela igualdade de direitos”, frisa Marcos Augusto, coordenador de comunicação da ABD.

Recusas
Antes de começar a trabalhar como cozinheiro em um restaurante da cidade, o estudante Felipe Borges, 20 anos, conta ter se sentido excluído após diversas recusas de emprego. “Acho que  percebiam que eu sou homossexual e o ‘não’ sempre tinha um ‘quê’ de preconceito”, defende o rapaz, que atualmente está no 2º ano do curso de gastronomia na Universidade Sagrado Coração (USC).

A Parada da Diversidade de Bauru é considerada a maior marcha e evento de concentração público paulista, perdendo apenas para a Parada do Orgulho LGBT que é realizado anualmente em São Paulo. As informações são da ABD. No ano passado, cerca de 40 mil pessoas estiveram pres na marcha que tomou com cores e alegorias as imediações da avenida Nações Unidas.

Em tempo: no no dia 19 de agosto, que antecede a Semana de Combate ao Preconceito e a Discriminação, a ABD também antecipa que haverá um piquenique no parque Vitória Régia.

SERVIÇO: "5ª Parada da Diversidade de Bauru/SP"
TEMA: " A EMPREGABILIDADE GERA CIDADANIA"
DIA: 26 DE Agosto de 2012
LOCAL: Parque Vitória Régia - Bauru/SP.
Informações: (14) 9171.5738 - Rick Ferreira 
(14) 9801.3767/ (14) 8132.2725/ (11) 8406.7927 - Marcos Augusto

  


Por Marcos Augusto de Freitas
Assessoria de Imprensa da ABD com Marcele Tonelli - Jornal da Cidade de Bauru
Share on Google Plus

Sobre Unknown

O Noticia G é um blog de notícias LGBT sob o princípio da diversidade. Portanto, divulgamos tudo o que cremos ser relativo a todo SER HUMANO. O blog NOTICIA G não mantém qualquer vínculo empregatício com seus colaboradores/colunistas. Todos o fazem por livre e espontânea vontade. As opiniões expressas pelos colaboradores/colunistas não refletem necessariamente a opinião do blog. Se você detém direitos sobre qualquer assunto/mídia veiculado no blog, favor contatar para retirarmos (noticiag@hotmail.com)
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário