News
Loading...

Siga-nos!

Parada Gay do RJ foi adiada

Foto: Reprodução


NOTA OFICIAL DO GRUPO ARCO-ÍRIS SOBRE A 17ª PARADA DO ORGULHO LGBT

Prezados amigos e amigas,

O Grupo Arco-Íris que, desde 1995 realiza a Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro, num dos cenários mais bonitos do mundo - a Praia de Copacabana -, comunica amplamente a nova data da 17ª Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro: domingo, 18 de novembro de 2012.

Consolidada internacionalmente como inclusiva e acolhedora, a cidade do Rio de Janeiro, pela segunda vez foi eleita como o melhor destino gay do mundo e cada vez mais se prepara para sediar grandes eventos como a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016, ampliando a sua capacidade de estrutura urbana, mobilização, serviços e hospitalidade.

Apesar de nossa cidade ser a pioneira numa série de políticas públicas e legislações que beneficiam a população LGBT, ainda não estamos livres da ação da discriminação, preconceito, violência urbana, desigualdade social, conservadorismo e fundamentalismo religioso. Barreiras estas – somadas a vários recortes a exemplo da cor da pele, identidade de gênero, idade, expressão estética, estado de saúde, poder econômico, empregabilidade, situação de moradia, nível educacional, entre outros – que impendem que milhares de LGBT cariocas, fluminenses e visitantes que por aqui circulam, sejam reconhecidos como cidadãos plenos com os seus direitos respeitados, principalmente o direito à existência e à felicidade.

Estamos num momento crucial onde elegeremos representantes para nossa Câmara Municipal e para a nossa Prefeitura. Vivemos numa constante ameaça ao estado democrático de direito, onde a laicidade da estrutura do poder público cada vez mais vem sendo ameaçada por filosofias religiosas fundamentalistas. Estas, ao invés de agregarem os diversos setores de nossa sociedade, cada vez mais hierarquizam e impedem o acesso daqueles que precisam de mais atenção, sob a égide de um pensamento absolutista.
Compreendemos o nosso papel de, neste momento, orientarmos a população LGBT e todos aqueles que coadunam com o pensamento libertário e democrático a compartilharem um ideal de mudança positiva, através do poder do voto.

Assim, em virtude da data anteriormente prevista (14 de outubro) estar situada entre o processo das eleições – o que, sob o nosso entendimento, poderia desviar de um objetivo maior - somada às dificuldades de liberação de recursos, sem os quais se torna inviável organizar um evento deste porte, optamos em oferecer uma nova agenda, durante o feriado da Proclamação da República. Mais do que nunca iremos agregar o simbolismo desta data a este ideal democrático.

Aguardem, pois a 17ª Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro virá com uma série de novidades, mantendo o seu ideal - que vai além de oferecer uma tarde de festa e celebração -: ser um importante instrumento de visibilidade e cobrança ao poder público quanto às demandas da população LGBT.

Share on Google Plus

Sobre Equipe Noticia G

O Noticia G é um blog de notícias LGBT sob o princípio da diversidade. Portanto, divulgamos tudo o que cremos ser relativo a todo SER HUMANO. O blog NOTICIA G não mantém qualquer vínculo empregatício com seus colaboradores/colunistas. Todos o fazem por livre e espontânea vontade. As opiniões expressas pelos colaboradores/colunistas não refletem necessariamente a opinião do blog. Se você detém direitos sobre qualquer assunto/mídia veiculado no blog, favor contatar para retirarmos (noticiag@hotmail.com)
    Blogger Comment
    Facebook Comment

7 comentários :

  1. Mas que merda, tá longe demais. Deveriam ter adiantado, isso sim

    ResponderExcluir
  2. Estava me preparando já pro mês que vem , mais fazer o que né um mês a mais e um mês a menos não vai fazer falta !
    Euuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu sei esperar :D

    ResponderExcluir
  3. quando sera a parada gay de madureira dia 23/09 ou 04/11

    ResponderExcluir
  4. oie tudo bem ..


    olha como que dia 14/10/2012 ou 18/11/2012 ??



    resp?

    ResponderExcluir
  5. Parada do RJ foi transferida para o dia 18/11 devido as eleições Rodrigo.

    ResponderExcluir
  6. qual e o horario amanha??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O evento terá início a partir das 9 horas da manhã com a organização das tendas e preparação dos trios. As 13 horas começa a concentração no Posto 5 em Copacabana.

      Excluir